Navarra

navarra-header

Situa-se na margem esquerda do Rio Cávado, numa zona com abundância de água. Em termos eclesiásticos, S. Lourenço de Navarra foi durante mais de 100 anos uma vigararia anexa à abadia de Crespos, da apresentação do abade. O vigário de Navarra apresentava de rendimento quarenta mil reis. Em 1758, segundo as “Memórias Paroquiais”, tinha 123 fogos, a que corresponderia uma população próxima dos quinhentos indivíduos. Sinónima de uma fé religiosa secular e dinâmica, Navarra tem na Igreja Matriz e na Capela de Sta. Cristina, dois locais de culto muito venerados.
Espelhando um passado rico em tradições, ritos, lendas e contos, o povo de Navarra preserva hoje as relíquias de outrora, lançando, assim, as bases para um futuro também ele memorável. Navarra tipicamente rural, localizada em pleno vale de terra muito abundante em água, preserva ainda hoje as suas azenhas, que continuam a contribuir quer para o sustento de algumas das suas famílias que encontram na agricultura o seu principal sustento quer como forma de embelezamento natural que as gentees desta freguesia não pretende descurar.
Esta freguesia era composta por 9 lugares, nomeadamente Lugar do Assento, Cortinhal, Lugar da Costa, Nogueira, Pardieiros, Lugar do Souto, Escadoura, Lugar da Poça e Devezinha.
Actualmente é constituida por 28 ruas: Assento, Burgo, Costa, Nogueira, Pardieiros, Poça, Souto, Sapateiro, Manuel Carvalho, Fonte Covelo, Marginal, Padre Alberto Sepulveda, Manuel Jose Fernandes, Albino Duarte Pinheiro, Passadiço, Nossa Sra de Lurdes, Av Dr.Domingos Soares,Trav Dr.Domingos Soares, Trav da Costa, Trav de Nogueira, Trav Nossa Sra de Lurdes,Trav Do Passadiço, Trav Poça, Caminho da Veiga,Caminho do Burgo, Caminho da Fontebeita, Caminho de Vilar, Largo de Santa Cristina.
Os 224 hectares que definem a freguesia de Navarra encontram-se delimitados pelas freguesias vizinhas de Adaúfe, Crespos e Sta. Lucrécia de Algeriz. No que respeita o património cultural imóvel, o destaque vai para a Igreja Matriz, um monumento de referência obrigatório em Navarra, e a capela de Sta. Cristina.
Como locais de interesse turístico importa referir as zonas envolventes da margem do rio Cávado.